Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Riscos

Secretaria da Saúde retira Celobar de farmácias do PR

Redação - Folha de Londrina
04 jun 2003 às 17:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde recolheu, no final da tarde desta terça-feira, o medicamento Celobar de quatro estabelecimentos do Estado. Foram retiradas ao todo seis frascos de quatro farmácias das cidades de Curitiba, Piraquara e Cascavel.

O uso do Celobar já causou 17 mortes em três Estados - Goiás (13), Bahia (3) e Maranhão (1), devido a existência de um lote do remédio em que se comprovou contaminação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu informações sobre a existência de um grupo de 103 pacientes que notificaram as vigilâncias sanitárias estaduais sobre o consumo do produto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também foram recolhidas amostras do medicamento em clínicas veterinárias e pet shops de Curitiba. A informação sobre a comercialização no Paraná do medicamento feito à base de sulfato de bário, produzido pelo laboratório Enila (RJ), chegou através de uma denúncia feita à Anvisa e repassada à Secretaria na terça-feira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos

Imagem de destaque
Luto

Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos


"É importante que toda a população e, principalmente, os profissionais da área de saúde suspendam imediatamente o uso do Celobar por causa da comprovação do desvio de qualidade em alguns lotes", alerta a chefe da Vigilância Sanitária, Sueli Vidigal.

Publicidade


Utilizado como contrastante para exames de Raio-X, o medicamento entrou no Estado no mês de maio pela distribuidora Genésio A Mendes Cia Ltda., de Santa Catarina. A ação da Secretaria da Saúde foi a retirada imediata do medicamento de comercialização.


Os comerciantes que insistirem na venda devem ser multados pela Vigilância Sanitária. "Precisamos que a população de todo o Estado nos ajude na fiscalização e denuncie os estabelecimentos que estão vendendo este medicamento para a Vigilância Sanitária de seu município", acrescentou Sueli Vidigal. "Queremos garantir que não haja nenhum caso de contaminação pelo produto no Paraná".

Publicidade


Em quatro Estados - Minas Gerais, Bahia, Goiás e Maranhão - 75 pessoas apresentaram sintomas e chegaram a ir para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Desses, 17 morreram. No Paraná, não há nenhum caso de contaminação pelo produto.


A Anvisa divulgou nota técnica afastando a possibilidade de outros sulfatos de bário apresentarem problemas em suas fórmulas. A nota informa que, por enquanto, apenas o Celobar é o produto suspeito de ter causado as mortes na Bahia, em Goiás e no Maranhão.


Entre as novas providências para agilizar as investigações, a agência vai trabalhar em conjunto com o Centro Nacional de Epidemiologia da Funasa (Cenepi) na análise de todos os casos.

Técnicos da Anvisa calculam que em duas semanas os resultados dos primeiros exames físico-químicos das amostras que estão sendo analisadas no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) vão estar disponíveis. Os resultados dos outros exames feitos a partir do material das exumações, exige mais tempo por causa de sua complexidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo