Por determinação do secretário Renato Adur, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade inicia nesta semana o cadastramento de pessoas físicas e jurídicas habilitadas a elaborar Planos Diretores Municipais (obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes) e de Uso e Ocupação do Solo (para municípios com população inferior).
Serão cadastrados profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Economia, Sociologia, Geografia, Administração, entre outras relacionadas ao planejamento urbano e regional. De acordo com o arquiteto Luiz Forte Netto, superintendente executivo do Paranacidade, a intenção é atualizar o cadastro técnico da Secretaria para identificar as possibilidades de formação de novas equipes.
Sindicatos - As universidades e órgãos de classe que congregam profissionais da área de planejamento urbano e regional do Estado também estão sendo convidados a participar. "É muito importante que as entidades como CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), IAP (Instituto Ambiental do Paraná), IEP (Instituto de Engenharia do Paraná), Senge (Sindicato dos Engenheiros), entre outros, comuniquem aos seus associados o programa que será desenvolvido e a necessidade de cadastramento", lembra Forte Netto.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Os interessados deverão solicitar o modelo de cadastro junto à Secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade, pelo telefone (41) 350-3364, com Oriel Cruz. A seleção será feita de acordo com a experiência técnica comprovada por meio de currículo profissional. Os trabalhos deverão ter início no mês de agosto.
Planos - O secretário Renato Adur afirma que a elaboração dos planos regionais deverá obedecer, prioritariamente, a Constituição Federal e Estadual e o Estatuto da Cidade. "Os planos também estarão rigorosamente de acordo com as diretrizes gerais da Política de Desenvolvimento Urbano e Regional para o Estado do Paraná (PDU), observando e respeitando as especificidades regionais e locais de cada município", acrescenta.
Informações da Agência Estadual de Notícias