Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Museu Botânico

Servidor da prefeitura descobre espécie rara vegetal

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
18 fev 2013 às 14:59

Compartilhar notícia

- Valdecir Galor/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma árvore rara, considerada em perigo de extinção, foi descoberta pelo engenheiro florestal Marcelo L. Brotto, servidor que integra a equipe do Herbário do Museu Botânico Municipal de Curitiba.

É a Ocotea marumbiensis, árvore da família das Canelas, que ganhou este nome em alusão ao Pico do Marumbi, na Serra do mar do Paraná, onde foi encontrada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Eu desenvolvia um mestrado em Botânica na Universidade Federal do Paraná quando coletei uma amostra com flores que não consegui enquadrar em nenhuma das espécies já conhecidas", conta Brotto.

Leia mais:

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná


A Ocotea Marumbiensis, descoberta e catalogada por Brotto no final de 2012, alcança dez metros de altura. Suas flores têm coloração esverdeada e os frutos, quando maduros, são pretos e lustrosos.

Publicidade


A florada normalmente ocorre de janeiro a outubro e os frutos podem ser vistos entre maio e novembro. "A árvore tem distribuição restrita, encontrada apenas no Paraná e em Santa Catarina", informa o pesquisador.


Ele conta que pesquisar novas espécies vegetais é apenas um dos trabalhos desenvolvidos pela equipe do Museu Botânico. "Pesquisamos em todo o Brasil", diz. "Quanto maior for o número de espécies catalogadas numa região, mais importante e rica é a sua biodiversidade", justifica.

Publicidade


O pesquisador explica que a equipe do Museu Botânico Municipal de Curitiba já coletou aproximadamente 530 espécies novas para a Ciência. "A grande maioria foi coletada pelo dr. Gerdt Hatschbach, fundador do herbário em 1965", afirma Brotto.


Museu Botânico

Publicidade


Fonte de pesquisa e divulgação da flora brasileira, o Museu Botânico Municipal conta com um Centro de Informação Botânica e um herbário com aproximadamente 400 mil exsicatas (plantas secas identificadas e preservadas).


Os pesquisadores do Museu Botânico Municipal ministram cursos e palestras para grupos específicos sobre assuntos relacionados à Botânica, conforme calendário próprio e mediante solicitação. A cada ano, cerca de 300 mil pessoas visitam o museu.

Com o objetivo de sensibilizar em relação ao meio ambiente, a equipe de Educação Ambiental oferece diversas atividades destinadas a todos os públicos. O Salão de Exposição divulga trabalhos artísticos ou científicos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo