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Sites podem aderir à classificação de conteúdo

(Webinsider)
26 out 2001 às 17:42

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AOL Time Warner, Yahoo e MSN anunciaram a criação de uma espécie de sistema para classificar o conteúdo dos sites na internet. Mais ou menos como aquelas classificações de filmes e programas para televisão.
De acordo com uma nota conjunta dos três portais, a adoção é voluntária e o sistema é gerenciado pela Internet Content Rating Association (ICRA, ou Associação de Avaliação de Conteúdo da Internet - -www.rsac.org/).
O que esperar de uma classificação de sites oriunda de três clássicos concorrentes, em especial da AOL Time Warner e da MSN?
A classificação de sites, por enquanto, só está disponível para quem usa o Internet Explorer da Microsoft. O interessante é que, ao que tudo indica, a AOL não fez muita questão de um suporte ao AOL Browser, com versão nova (7.0) disponível para download aos assinantes.
A expectativa é que, até o primeiro semestre do próximo ano, todos os usuários Windows possam usufruir do sistema. Não haverá versão para Mac ou Linux. A Europa utiliza a classificação há dois anos, mas nas Américas ainda é novidade. Juntas, AOL, MSN e Yahoo representam metade de todo tráfego nos Estados Unidos.
Os sites que desejarem contar com o selo da ICRA precisam responder a uma série de perguntas sobre o próprio conteúdo: educativo, entretenimento, pornográfico etc. Em seguida, a instituição gera uma código para ser inserido no HTML do site. O resultado será uma etiqueta eletrônica com a classificação.
A partir do navegador, o usuário pode configurar para permitir que o sistema bloqueie sites pornográficos sem inviabilizar a visita a sites com conteúdo de educação sexual, por exemplo. O mesmo vale para sites sobre violência, jogos, drogas etc.
De acordo com a ICRA, os sites com conteúdo adulto são os principais interessados, pois não querem crianças visitando o endereço. Ética? Que nada. Capitalismo: como elas não têm cartão de crédito, só fazem disputar banda de tráfego com outros usuários, potenciais consumidores.
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