A fiscalização e a participação da sociedade paranaense sobre os órgãos policiais vêm aumentando cada vez mais. No Paraná, a Ouvidoria das Polícias Civil e Militar, criada em maio de 2000, é o órgão responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões e elogios referentes àquelas instituições e ao Detran.
Em quase quatro anos, o número de atendimentos feitos pela Ouvidoria das Polícias Civil e Militar cresceu 124%. Em 2000, a Ouvidoria recebeu 637 registros. Neste ano, até o final de outubro, o número de atendimentos chegou a 1.429. Ano passado, a quantidade de atendimentos foi de 947 e, em 2001, 870.
No primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria recebeu 785 ligações. Deste total, 49% foram reclamações. Segundo o ouvidor das Polícias, delegado aposentado Luiz Alberto Bordenowski, o grande número de atendimentos e reclamações é um dado significativo para as polícias.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Nas denúncias, enquadram-se as acusações de extorsão e abuso policial. Nas reclamações, caracterizam-se o atendimento ruim em estabelecimentos policiais e mau tratamento por parte de policiais.
Serviço - Há várias maneiras de falar com a ouvidoria. Por meio da internet, no endereço eletrônico www.pr.gov.br/ouvidoriadapolicia, pelo telefone 0800-41-0090 e pessoalmente na Rua José Loureiro, 376, no centro de Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 18h30.
Fonte: Agência Estadual de Notícias