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Sociedade aumenta fiscalização sobre trabalho policial

Redação - Folha de Londrina
01 nov 2003 às 17:59

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A fiscalização e a participação da sociedade paranaense sobre os órgãos policiais vêm aumentando cada vez mais. No Paraná, a Ouvidoria das Polícias Civil e Militar, criada em maio de 2000, é o órgão responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões e elogios referentes àquelas instituições e ao Detran.

Em quase quatro anos, o número de atendimentos feitos pela Ouvidoria das Polícias Civil e Militar cresceu 124%. Em 2000, a Ouvidoria recebeu 637 registros. Neste ano, até o final de outubro, o número de atendimentos chegou a 1.429. Ano passado, a quantidade de atendimentos foi de 947 e, em 2001, 870.

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No primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria recebeu 785 ligações. Deste total, 49% foram reclamações. Segundo o ouvidor das Polícias, delegado aposentado Luiz Alberto Bordenowski, o grande número de atendimentos e reclamações é um dado significativo para as polícias.

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Nas denúncias, enquadram-se as acusações de extorsão e abuso policial. Nas reclamações, caracterizam-se o atendimento ruim em estabelecimentos policiais e mau tratamento por parte de policiais.


Serviço - Há várias maneiras de falar com a ouvidoria. Por meio da internet, no endereço eletrônico www.pr.gov.br/ouvidoriadapolicia, pelo telefone 0800-41-0090 e pessoalmente na Rua José Loureiro, 376, no centro de Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 18h30.

Fonte: Agência Estadual de Notícias


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