Um forte vendaval desligou na noite de terça-feira (04) as três linhas que compõem o sistema de transmissão em corrente alternada de 750 mil volts que transporta parte da energia produzida na usina de Itaipu.
Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o vento derrubou cinco torres de sustentação situadas nos municípios de Corbélia e Medianeira, no Oeste do Paraná, interrompendo o fluxo de 4.800 megawatts de potência no sistema elétrico.
O incidente aconteceu às 20h40 e provocou perturbações em todo o sistema interligado nacional. Em muitos estados ocorreram desligamentos parciais para aliviar a súbita perda de potência: os desligamentos são automáticos e fazem parte de um mecanismo que protege o sistema elétrico contra blecautes, mantendo eventuais panes sob controle e evitando que se propague no chamado "efeito dominó".
Ainda não há previsão de reativação das linhas avariadas, que são operadas por Furnas. Entretanto, uma avaliação preliminar do ONS descarta a necessidade de serem impostas restrições ao consumo de energia elétrica até que os estragos sejam recuperados. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Nas regiões Central e Sul do Estado, os problemas na rede elétrica foram pequenos e os reparos necessários estavam concluídos ainda durante a madrugada. A ocorrência mais significativa foi um desligamento de 30 minutos que prejudicou 4 mil consumidores num dos bairros de Ponta Grossa.