Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Litoral do PR

TJ suspende nomeações na Câmara Municipal de Matinhos

Redação - Bonde
27 out 2003 às 15:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As nomeações para cargos em comissão da Câmara Municipal de Matinhos estão suspensas por decisão do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Antonio Lopes de Noronha.

Ele é relator do agravo interposto por Jaques Francisco Medeiros contra a Câmara Municipal de Matinhos, Álvaro Rodrigues de Jesus e outros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Medeiros, os vereadores aprovaram resolução para a criação de 28 cargos para a Câmara, preenchidos com a nomeação de parentes, amigos e afilhados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Réu é de Londrina

Testemunhas e acusado da morte de mulher e filha no Japão começam a ser ouvidos nesta terça

Imagem de destaque
Veja o vídeo

Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba

Imagem de destaque
Oportunidades

Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná

Imagem de destaque
Expectativa com bons preços

Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023


O relator apontou a existência de desvio de finalidade e que os cargos deveriam ser preenchidos por concurso público. Segundo ele, os responsáveis teriam cometido atos de improbidade administrativa, "com ofensa aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, desrespeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, por inexistir previsão orçamentária para o aumento das despesas".

Publicidade


Em sua defesa, os acusados alegam que a resolução em questão apenas regularizou a situação de funcionários da Câmara, criando apenas quatro cargos comissionados para "deixar de contratar por fora os profissionais necessários".


Para o desembargador, o artigo 37 da Constituição Federal não permite a criação de cargos em comissão de agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, motorista, agente de gabinete, guardião e assistentes legislativo e administrativo.


Tendo em vista os prejuízos irreparáveis que poderão ocorrer ao erário municipal em função da contratação irregular, Noronha concedeu a antecipação parcial da tutela, para suspender as nomeações aos cargos referidos até o julgamento final.

*com informações do site do TJ-PR


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo