A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) irão oferecer, juntas, o primeiro curso de doutorado em Direito do interior do Paraná.
O curso associado já foi aprovado pelos conselhos superiores das duas instituições. A próxima etapa do processo será a avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação (MEC), para, em seguida, ocorrer a abertura de inscrições, o que deverá ocorrer neste semestre.
A área de concentração é Tutela de Interesses Transindividuais, com as linhas de pesquisa Acesso à Justiça: solução de conflitos atinentes a interesses transindividuais; Estado Contemporâneo, Empresa e Interesses Transindividuais; e Problemas Fundamentais da Tutela Jurídica Transinvidual no Direito Brasileiro Comparado.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
As duas primeiras linhas de pesquisa estarão ligadas à UEL e a terceira ficará vinculada à UEM, embora elas serão trabalhadas conjuntamente.
O curso associado vai oferecer sete vagas por ano, sendo quatro para a UEL e três para a UEM. Por enquanto, o curso ainda não tem coordenador, mas, a cada dois anos, representantes das duas universidades deverão se revezar no papel de coordenador e vice.
Segundo o professor Luiz Régis Prado, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UEM, a criação do curso é uma reivindicação muita antiga da região. Conforme ele, existem poucos doutores nesta área no país, cerca de 500, e boa parte não atua na universidade.
De acordo com Prado, o Paraná conta com oito mestrados em Direito e somente a UEM já diplomou mais de 80 mestres. Por isso, ressalta ele, existe um anseio muito grande pela existência do doutorado.
Prado e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UEL, Luiz Fernando Bellinetti, elaboraram o projeto de criação do doutorado.