A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) deve lançar o curso de formação de controladores de vôo e gestão de tráfego aéreo, segundo informações da Folha de São Paulo deste domingo. UTP e outras duas universidades privadas - Anhembi Morumbi, de São Paulo, e Estácio de Sá, do Rio - aguardam apenas o posicionamento da Infraero para iniciar o processo de seleção dos candidatos. Cem vagas deverão ser abertas no Paraná.
A idéia dos novos cursos teria surgido em outubro do ano passado, durante uma reunião no Ministério da Defesa, logo depois do início da crise dos controladores de vôo. Hoje, os próprios profissionais, que são apenas 3 mil em todo o país, protestam contra a sobrecarga de trabalho.
A formatação dos cursos seguirá instruções da Organização Internacional da Aviação Civil, órgão que dita os padrões da aviação civil na maioria dos países e que tem o Brasil entre os seus associados.
Leia mais:
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
De acordo com a publicação da Folha, as universidades que pretendem lançar os novos cursos têm experiência em assuntos aeronáuticos. Mantêm, por exemplo, graduações em gestão de aviação civil, manutenção de aeronaves e pilotagem.
Os candidatos terão que fazer exames específicos, que incluem teste de saúde para checagem da capacidade física, inglês, boa comunicação e psicotécnico - exame parecido com os que são aplicados a candidatos a piloto da aviação civil.