A equipe de fiscalização do transporte coletivo da Urbs fará blitze em pontos estratégicos da cidade para observar os níveis de fumaça emitidos pelos ônibus que circulam em Curitiba. Os carros que estiverem fora dos padrões exigidos terão de ser adequados.
Além das solicitações que chegam pelo telefone 156 e dos pedidos que vêm da Promotoria Pública e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os vistoriadores também inspecionam terminais de integração e estações-tubo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, as blitze serão feitas visualmente nas linhas que têm itinerários com aclives acentuados (subidas).
Leia mais:
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
A medição de opacidade nas empresas é feita de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estabelece níveis de tolerância conforme o ano de fabricação do veículo e o tipo do motor.
A verificação é feita com o ônibus dentro da garagem das empresas, bastando que o motor do veículo esteja aquecido e com a temperatura mínima de 80 graus.
As reclamações e solicitações podem ser feitas pelo telefone 156. Para isso o cidadão deve observar o nome da linha, dia e horário, mas principalmente o prefixo do ônibus que é uma espécie de "nome" do ônibus, formado por letras e números, visível na pintura externa do veículo e também na cúpula, dentro do veículo.