Até ontem, a Vigilância Sanitária Estadual não tinha sido comunicada sobre quais são os lotes de marcas de amendoim e produtos derivados que estão contaminados com aflatoxina - considerado cancerígeno pelo Ministério da Saúde. A chefe substituta da Divisão de Alimentos da Secretaria de Saúde, Eliane Scucato, disse que está aguardando o comunicado oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para colocar equipes nas ruas para recolher os produtos.
Eliane disse que a intenção é recolher os produtos que estiverem nas prateleiras dos supermercados e vendas em todo o Estado. Em paralelo, serão coletadas amostras de produtos das três empresas paranaenses - Alimentos Zaelli, Fábrica de Doces Delícias e Yoki - para saber se outros lotes não estão contaminados. "Todas elas serão encaminhadas para o avaliação em laboratório", disse.
Outra medida será a vistoria nessas indústrias para saber se elas contam com boas qualidades sanitárias. Ela acredita que todo esse processo deve começar hoje. "Já solicitamos urgência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para iniciar o trabalho de proteção ao consumidor o mais rápido possível", afirmou.