A segunda-feira pós-Páscoa foi amarga para professores, funcionários e principalmente estudantes da parte matutina da Escola Municipal Eugênio Brugin, no conjunto São Lourenço, zona sul de Londrina. Sem precisar o dia, mas com a certeza de ter acontecido durante o feriadão, a diretora da unidade, Renata Favoretto, confirmou ao Bonde que criminosos furtaram a fiação elétrica de várias salas. "Quando cheguei para trabalhar nesta segunda-feira, fui avisada pelas faxineiras que o portão eletrônico não estava funcionando e que algumas dependências estavam sem luz", comentou.
Com isso, os alunos do período matutino foram dispensados. A Secretaria de Educação acionou a empresa responsável para promover o conserto, que, se acontecer a tempo, pode influenciar no retorno das atividades à tarde. "Os bandidos puxaram os fios com tanta força que podem ter danificado até os ventiladores de parede. É muito triste para a criança começar a semana sem aula, mas infelizmente não tivemos outra alternativa. Graças a Deus os pais conhecem o nosso martírio de, rotineiramente, conviver com ocorrências assim. Isso também chateia os professores, que não conseguem trabalhar o conteúdo da forma adequada", esclareceu Renata.
Segundo a diretora, foram cerca de 19 furtos somente em 2018. "Tem casos que sequer registramos para a Polícia Civil, como canecas de alumínio e torneiras que já foram levadas daqui. Mas há outros maiores, como merenda e equipamentos que usamos para a rotina escolar", concluiu. A escola tem 600 alunos.