O juízo da Vara Criminal de União da Vitória acolheu a denúncia oferecida pelos promotores públicos da cidade e condenou 44 pessoas pela prática dos crimes de tráfico ilícito de entorpecentes, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e crime organizado.
Os promotores ressaltaram, na oportunidade, que a operação policial que culminou com a deflagração da chamada Operação Contestado, em 1º de julho de 2006, e que levou à prisão dos réus agora condenados, contou na época com a participação de mais de 150 policiais civis e militares, que promoveram o cumprimento simultâneo de dezenas de mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas em União da Vitória, Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu, caracterizando-se por ser uma das maiores ações policiais conjuntas voltadas ao combate do crime organizado no estado.
O processo conta com 80 volumes e cerca de quinze mil páginas, sendo que somente a sentença condenatória é composta por mais de quatro mil páginas. Somadas todas as penas aplicadas aos acusados, ultrapassa-se o patamar de mil anos de prisão.