Policiais da Força Alfa (Companhia de Polícia de Fronteira), juntamente com a Delegacia de Polícia Marítima (Depom) da Polícia Federal, apreenderam 64 quilos de maconha em um porto clandestino conhecido como "Ingá", nas margens do lago de Itaipu, em Guaíra. A droga foi localizada em um barco motorizado. Além do entorpecente, mais 39 caixas de cigarros contrabandeados foram apreendidos. A ação aconteceu durante patrulhamento aquático na quinta-feira (8).
"Os homens que estavam nas margens do lago conseguiram fugir se embrenhando na mata da região, mas os policiais conseguiram apreender a droga e a embarcação", afirma o sub-comandante da Força Alfa, tenente Luis Fernando da Silva. "Nas últimas apreensões, nós temos notado que os traficantes tentam passar pequenas quantidades por esses portos clandestinos, por isso as fiscalizações aquáticas estão sendo frequentemente realizadas para reduzir esse tipo de delito", completa.
Pouco depois, no mesmo porto, foi localizado um barco de madeira, com um motor a gás, carregado com 1.950 pacotes de cigarros. "É comum que esse tipo de material vindo do Paraguai seja apreendido nessa região por ser Guairá uma cidade localizada na fronteira, no entanto, as fiscalizações são dobradas", ressalta o tenente. Além das caixas de cigarros, um carro Fiat Fiorino, com placas de Marmeleiro (PR), que seria utilizado para o transporte do material contrabandeado, foi apreendido. As drogas, os cigarros, as embarcações e o carro foram encaminhados para a Polícia Federal.