A Secretaria da Segurança Pública, através da Polícia Civil, deflagrou na manhã desta quinta-feira (02) a Operação Ilha da Fantasia, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão a partir das investigações de um homicídio ocorrido em Paranaguá, em dezembro de 2004. Foram presas duas pessoas que tinham mandado em aberto, uma em flagrante por tráfico de drogas, apreendidos maconha e crack e dezenas de objetos sem comprovação de origem. A operação teve como alvos três endereços na Ilha dos Valadares, em Paranaguá.
Foram presos Geraldo Ferraz dos Santos, 43 anos, e Vinícius José Alves, 23. Eles são acusados da morte de Adilson Serafim dos Passos, 28, ocorrida em dezembro de 2004. Além da acusação do homicídio, Vinícius foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Os policiais prenderam ainda Iraci Pereira de Oliveira, 66, acusado de tráfico de drogas. Nos três endereços, os policiais apreenderam 22 aparelhos celulares, 18 relógios de pulso, US$ 42 dólares, R$ 322 em moedas de pequeno valor e 140 gramas de maconha e cerca de 120 pedras de crack.
Os policiais civis de Paranaguá e da Operação Viva o Verão, comandados pelos delegados Lanevilton Theodoro Moreira e José Tadeu Inocêncio Bello, com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), iniciaram a operação às 6 h e, na chegada à Ilha dos Valadares, reconheceram Geraldo Ferraz dos Santos, que saía naquele horário. Além da acusação de ter mandado matar Adilson Serafim dos Passos, ele seria um dos principais traficantes do lugar. Vinícius e um adolescente teriam participado do crime. Conforme a polícia, as buscas serão retomadas a partir dos depoimentos dos presos nesta operação.