Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estelionato

Quais são os golpes mais comuns em Londrina?

Isabella Alonso Panho - estagiária*
30 jan 2020 às 09:09
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o aumento do uso da tecnologia e todas as facilidades que o celular traz para o cotidiano, a tendência é o número de estelionatos aumentar, como aponta o Delegado Edgard Soriani, responsável pelo 1º Distrito Policial de Londrina, que cuida das investigações desse tipo de crime. Para ele, "No estelionato a pessoa pode estar no Amazonas cometendo o crime em Londrina, enganando uma pessoa aqui".

LEIA MAIS
Denúncias de golpe do WhatsApp clonado chegam a três por semana em Londrina
Confira truques para visualizar mensagens no WhatsApp sem que ninguém saiba
Saiba como funciona o golpe da clonagem de celular
Saiba quem são os criminosos que aplicam golpes em Londrina

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o delegado, são 4 os tipos de estelionatos mais comuns registrados em Londrina:

Leia mais:

Imagem de destaque
Condutor ferido

Carreta com produtos perigosos tomba em trecho da BR-376 em Ortigueira

Imagem de destaque
Vítima teve nariz quebrado

Homem é preso preventivamente por agredir a cunhada em Cornélio Procópio

Imagem de destaque
Na Zona Norte

Em Londrina, mulher é presa suspeita de aplicar golpes usando a filha adolescente

Imagem de destaque
Motorista foi preso

Polícia intercepta caminhão e apreende mais de 31 mil pacotes de cigarros contrabandeados em Sertaneja


Golpe na compra de veículos

Publicidade


Neste tipo de golpe, tudo começa com um anúncio de veículo em plataformas gratuitas, como a OLX, por exemplo.


O criminoso faz contato primeiro com o vendedor. Ele confirma que fará a compra, solicita fotos tanto do veículo quanto do documento e pede para o vendedor tirar o anúncio do ar, para evitar que apareçam outros interessados.

Publicidade


Depois que o vendedor faz este procedimento, o criminoso faz outro anúncio, idêntico, usando as fotos que o vendedor mandou, por um preço muito abaixo do de mercado. Rapidamente aparece algum comprador interessado.


O criminoso geralmente pede às partes que mintam uma para a outra, inventando alguma história sobre ser parente ou amigo de alguém, e pede que não comentem nada sobre valores.

Publicidade


O comprador deposita o dinheiro na conta de um terceiro, em outro estado, que não faz parte da negociação, e o vendedor entrega o veículo. Quando as partes percebem que caíram no golpe, o dinheiro já foi sacado.


Esse tipo de golpe é, de acordo com Soriani, mais frequente entre homens de idade mediana e pessoas jovens, que estão adquirindo ou vendendo seu primeiro veículo.

Publicidade


Clonagem de WhatAapp


Um criminoso liga para a vítima, passando-se por funcionário de um site de vendas, pedindo um código que chegará pelo celular, por meio do qual é possível abrir o WhatAapp em outro aparelho.

Publicidade


Tendo o código da vítima em mãos, o criminoso baixa o aplicativo do WhatAapp no celular dele, cadastra o número da vítima e pede valores para todos os contatos. Quando a vítima descobre, amigos e familiares já depositaram dinheiro na conta dos criminosos.


É um tipo de golpe relativamente novo, sendo registradas em Londrina cerca de três ocorrências por semana. Até então, segundo o delegado Edgard Soriani, todos que caíram no golpe do WhatAapp e que fizeram a denúncia junto ao 1º Distrito Policial de Londrina não possuíam a verificação em duas etapas.

Publicidade


Golpe do motoboy


Nesse tipo de crime, uma pessoa se passa por gerente de banco e liga para a vítima, informando que seu cartão foi clonado e que estão fazendo gastos em seu nome.


Usando de uma tecnologia específica, o criminoso consegue prender a linha da vítima. Ele pede para ela telefonar no número do verso do cartão e falar com seu banco, mas a ligação cai no número do estelionatário.


A vítima, que pensa estar falando com o banco, passa todos os seus dados e combina com um motoboy que passará na sua casa para buscar o cartão. Para que a vítima não desconfie, pede-se à pessoa que corte o cartão no meio, mas preservando o chip. Assim, ficam com o cartão da vítima e conseguem fazer compras tanto pela internet quanto através de máquinas de cartão.


De acordo com Soriani, esse tipo de golpe é aplicado comumente em telefones fixos de idosos. O delegado afirma, ainda, que registra 6 ou 7 ocorrências assim por semana na cidade.


Bilhete premiado


Apesar do golpe do bilhete premiado ser bastante antigo e conhecido, tendo diversas variações, toda semana pelo menos uma ocorrência é registrada na delegacia de estelionatos de Londrina. Em geral, um estelionatário apresenta um suposto bilhete premiado de loteria e diz que precisa vendê-lo por um valor bem abaixo do 'prêmio'. Como informa o delegado, as principais vítimas deste golpe são idosos e mulheres.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade