O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viaja no final da tarde de domingo para a Colômbia, na condição de emissário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cancelou a visita que faria nesta segunda-feira ao país, para cumprir agenda de trabalho em Brasília.
O ministro brasileiro será recebido pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe, e manterá encontros com a chanceler Carolina Barco e outras autoridades colombianas.
O objetivo da viagem à Colômbia, segundo o assessor da Divisão de Operação Comercial pela América e África do MRE Almir Lima Nascimento é avaliar as estreitar as relações políticas, comerciais e de infra-estrutura entre os dois países.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Ao lado do presidente colombiano, Álvaro Uribe, o ministro Celso Amorim participará da abertura do II Encontro Empresarial Brasil-Colômbia, que incluirá rodada bilateral de negócios e seminário sobre as oportunidades geradas com a recente entrada em vigor do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Comunidade Andina. Cerca de 80 empresários brasileiros acompanharão o ministro Amorim a Bogotá.
Ainda durante a visita, deverão ser assinados um Memorando de Entendimento para a Promoção de Comércio e Investimentos e um acordo de cooperação entre as academias diplomáticas brasileira e colombiana, além de instrumentos bilaterais com a Agência Brasileira de Cooperação, nas áreas de agricultura e reciclagem.
Fonte: Agência Brasil