Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Asilo político

Avião que trará ex-presidente do Equador vai para o Acre

Redação Bonde
21 abr 2005 às 17:48
Continua depois da publicidade

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai trazer o ex-presidente do Equador Lucio Gutiérrez para o Brasil decolou da Base Aérea de Brasília por volta das 13h40 desta quinta-feira, com destino a Rio Branco, no Acre, segundo informações da Aeronáutica.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, o avião permanecerá no aeroporto de Rio Branco esperando a negociação do salvo conduto em Quito e autorização do governo brasileiro para resgatar o ex-presidente.

Continua depois da publicidade


Desde quarta-feira, a Aeronáutica colocou a tripulação de prontidão na Base Aérea de Brasília por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Lucio Gutiérrez já pediu formalmente ao Brasil o asilo territorial, que é concedido pelo Ministério da Justiça. Segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, o chanceler Celso Amorim conversou duas vezes por telefone com o ex-presidente.


O asilo diplomático ao presidente deposto foi concedido pelo Brasil na quarta-feira. A partir do momento que for concedido o asilo territorial, o governo brasileiro pedirá ao governo equatoriano um salvo conduto para que Gutiérrez deixe o país em segurança.

Continua depois da publicidade


A queda do presidente no Equador é um fato recorrente na história recente do país. Lucio Gutiérrez foi o terceiro chefe de Estado em menos de dez anos a ser deposto do poder sem completar o mandato.


Ele assumiu a presidência em 2000, depois de liderar uma revolta popular com o apoio de indígenas e camponeses que conseguiram tirar do poder o então presidente Jamil Mahuad. Em 1997, o ex-presidente Abdalá Bucaram também foi deposto seis meses antes de terminar o mandato depois de sofrer impeachment do Congresso.

Com informações da Agência Brasil


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade