O prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) está defendendo que seu ex-secretário de Saúde, Agajan Der Bedrossian, seja o novo diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), entidade que coordena recursos e ações na área de saúde de 20 municípios na região de Londrina.
A indicação de Agajan não teria sido bem recebida pelos outros municípios que fazem parte do consórcio. Um dos que não teria gostado da indicação seria o prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann, que atualmente é o diretor do consórcio. "O prefeito não quer falar sobre isso ainda. Haverá uma nova reunião para rediscutir este assunto", afirmou o assessor de comunicação da prefeitura de Rolândia, Ney Volante.
Na entrevista coletiva da manhã de hoje (20), Barbosa Neto defendeu a indicação de Agajan e se demonstrou pouco suscetível a ceder a eventual resistência contra seu ex-secretário. "Por que a gente abriria mão disso? Historicamente Londrina, que contribui com a maior parte dos recursos, sempre indicou os nomes da diretoria executiva", disse Barbosa. "Estamos apenas exigindo aquilo que sempre foi nosso direito".
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
O prefeito afirmou que pretende se reunir com representantes dos outros municípios no Cismepar e explicar as razões pelas quais indicou Agajan para o cargo. "Ele tem um currículo invejável e eu creio que não temos ninguém no Paraná com seu currículo, sua experiência e sua capacidade. A gente vai entrar numa negociação e com certeza vai resolver esta situação", disse.
Além de ter sido secretário de Barbosa, Agajan também já foi secretário municipal do ex-prefeito Antonio Belinati. Agajan deixou a pasta da saúde em 13 de janeiro deste ano alegando motivos pessoais.
Questionado sobre se tais problemas pessoais teriam sido resolvidos para que ele pudesse voltar a ocupar cargo público, o prefeito Barbosa Neto desconversou: "Com toda sinceridade, eu ainda não perguntei para ele porque que ele deixou o cargo de secretário de Saúde, mas nós acatamos essa decisão e agora eu o convidei para ele nos ajudar junto ao Cismepar".