Os vereadores da Câmara Municipal de Londrina aprovaram por unanimidade, em primeiro turno, o projeto de lei 228/2012, na forma do substitutivo nº. 1, que autoriza a Prefeitura de Londrina a efetuar o empréstimo de até U$ 21.450.000,00 junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o que equivale a aproximadamente R$ 43.335.435,00.
De acordo com o projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), os recursos serão utilizados para Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Londrina, que prevê investimentos na recuperação ambiental de fundos de vales, revitalização do Centro Histórico, além dos planos de mobilidade urbana e drenagem.
Segundo o Ippul, o município já realizou obras que serão apresentadas como contrapartida aos recursos. O projeto autoriza o município a oferecer como contragarantia as receitas de IPTU, ITBI, ISS, ITR, IPVA, FPM e CIDE ao Tesouro Nacional em razão da garantia que este vai oferecer ao BID.
Leia mais:
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
O projeto de lei ainda deve passar pela discussão em segundo turno para aprovação final no Legislativo. O empréstimo também depende do aval Senado, porém a Resolução 43/2001 veda a contratação de operação de crédito nos 120 dias anteriores ao final do mandato do Chefe do Poder Executivo. Assim, mesmo se for autorizado pela Câmara Municipal, o processo só deve ser concluído no próximo ano.