Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sessão desta quinta

Câmara de Londrina aprova 'Censo Inclusão' e punição a maus-tratos contra pets

Guilherme Marconi - Grupo Folha
13 out 2022 às 19:02
- Divulgação/CML/Imprensa/Devanir Parra
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara Municipal de Londrina aprovou com unanimidade na sessão desta quinta-feira (13) o projeto de lei que prevê o "Censo Inclusão", que é uma proposta que tem o objetivo de identificar, mapear e cadastrar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que residem em Londrina.


Segundo o projeto, de autoria do vereador Ailton Nantes (PP), a coleta de dados será realizada a cada quatro anos por meio dos registros de consultas e diagnósticos existentes no município. Apesar da aprovação com maioria absoluta entre os vereadores e da importância social da proposta, a assessoria Jurídica da Câmara mais uma vez emitiu parecer contrário, por vício de iniciativa. Ou seja, o entendimento é que parlamentares não podem criar projetos de lei que gerem despesas. Uma medida como essa, que precisa dispor de recursos públicos, deve ser criada pelo Executivo.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mesmo com avaliação técnica, a Comissão de Justiça votou favoravelmente ao projeto, pelo fato de a proposta envolver apenas uma autorização ao Poder Executivo, com voto em separado do vereador Chavão (Patriota), que votou contra e entendeu que a matéria seria autorizativa. "Queria agradecer ao entendimento da Comissão porque esse é o tipo de projeto que não traz despesas. Ele otimiza uma situação que irá atender pontualmente essa necessidade", defendeu Nantes.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições 2024

Justiça Eleitoral de Londrina faz treinamento de mesários PcDs nesta sexta

Imagem de destaque
Entenda

Câmara aprova nova Lei de Inovação de Londrina

Imagem de destaque
Decreto

Governo vai exigir mecanismos para denúncia de assédio em contratos com empresas terceirizadas

Imagem de destaque
Até 40 anos

Câmara aprova projeto que aumenta pena de feminicídio e veta agressor de mulher em cargo público


O vereador pepista disse que um dos objetivos é melhorar o serviço de transporte público sobre a necessidade de veículos com carros adaptados para moradores de Londrina com algum típico de deficiência de mobilidade.  "Precisamos fazer políticas públicas direcionadas para atender essas necessidades da nossa população".


A Câmara Municipal também aprovou por unanimidade na mesma sessão o projeto de lei que prevê que condomínios residenciais e comerciais deverão comunicar à delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental ou outro órgão especializado quando houver suspeita ou ocorrência de maus-tratos a animais nas unidades condominiais ou nas áreas comuns. A matéria foi proposta pelo vereador Deivid Wisley (Pros). CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade