Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Douglas Kuspiosz - Folha de Londrina
18 abr 2024 às 20:09
- Vivian Honorato/Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A CML (Câmara Municipal de Londrina) aprovou, em segunda discussão, o PL (Projeto de Lei) n° 215/2022, que autoriza o Executivo a construir ou adequar espaços destinados aos ACE (Agentes de Combate às Endemias) nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Essa é mais uma matéria que beneficia a categoria, já que os vereadores aprovaram neste mês a regulamentação do piso de dois salários mínimos para os ACE e ACS (Agentes Comunitários de Saúde).


Segundo o texto assinado por Roberto Fú (PL) e Sonia Gimenez (PSB), o local deverá ser dotado de estrutura que permita aos servidores aquecer suas refeições, organizar o material de trabalho e desfrutar de pequenos períodos de descanso. Na justificativa do PL, os autores afirmam que muitas vezes os agentes de endemias são obrigados permanecer em áreas que não conseguem abrigá-los nem mesmo das intempéries.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É possível e é preciso ter essas salas. Os agentes de endemias prestam um trabalho relevante para essa cidade. É um pessoal que tem um trabalho de excelência e, infelizmente, passa por diversas dificuldades, entre elas a falta de uma sala para que possam se reunir, fazer os relatórios, principalmente em dias de chuva, quando eles têm que voltar para o posto de saúde”, disse Fú.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crowdfunding

Eleitor ainda não tem a cultura do financiamento coletivo, aponta especialista

Imagem de destaque
Acordo com MPPR

Ex-prefeito de Ivaiporã Pedro Papin vai devolver mais de R$ 1,3 milhão à Prefeitura

Imagem de destaque
Coronel do Exército

Alexandre de Moraes solta ex-assessor de Bolsonaro investigado por trama golpista

Imagem de destaque
Entenda!

Estudo avalia reduzir número de cidades da Região Metropolitana de Londrina


O parlamentar ressalta a importância de fazer um trabalho “entre o Legislativo e o Executivo” para garantir que a lei - caso sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) - seja colocada em prática. “O gasto é mínimo”, reforça.


Gimenez acrescenta que o PL surgiu como demanda dos próprios agentes de endemias e que é fundamental ter um local adequado para os trabalhadores. “Esse espaço significa uma [melhor] condição de trabalho”, afirma a vereadora, pontuando que a solicitação é que os novos projetos de UBSs já tenham as salas para os ACE e que, dentro do possível, as unidades já existentes sejam adequadas.


LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA FOLHA DE LONDRINA:

Imagem
Vereadores aprovam espaço para agentes de endemias nas UBS
Local deverá ser dotado de estrutura que permita aos servidores aquecer refeições, organizar o material de trabalho e para descansar
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade