Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Balanço

Câmara de Londrina: em 2023, 44% das leis sancionadas são do Executivo

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
27 jan 2024 às 15:58
- Emerson Dias/ N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao longo do último ano, 260 projetos foram protocolados na CML (Câmara Municipal de Londrina). São 167 proposições do Legislativo e 93 do Executivo. As temáticas foram diversas, passando pela segurança escolar, leis complementares do Plano Diretor, Reurb (Regularização Fundiária Urbana) e a concessão da Rodoviária de Londrina à iniciativa privada.


Entre as 187 leis sancionadas em 2023 - que não necessariamente são oriundas apenas de PLs protocolados no ano passado -, 104 são originárias do Legislativo e 83 do Executivo. Ou seja, a Prefeitura foi responsável por 44% dessas leis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já os projetos considerados de menor complexidade foram pelo menos 59 na CML: 27 para nomeação de ruas e espaços públicos, 14 propondo datas comemorativas e 18 honrarias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná

Imagem de destaque
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília


O advogado e cientista político Marcelos Fagundes Curti lembra que as homenagens fazem parte das atividades do Legislativo. Mas acredita que a atenção dos parlamentares poderia estar voltada para ações mais relevantes. “A propositura, a discussão e a aprovação desses projetos de lei demanda tempo e recurso dos vereadores, ativos que poderiam estar sendo melhor utilizados em outros projetos de lei que tratam de questões mais relevantes para o município”, aponta.

Publicidade


Já o presidente da Câmara, Emanoel Gomes (Republicanos), defende que as homenagens são importantes para as pessoas que contribuíram e contribuem para a cidade. Ele também reforça que esses projetos não resumem o trabalho da Câmara.


“É uma forma de reconhecer as pessoas que fazem as coisas pela cidade. É muito positivo, embora às vezes as pessoas não deem muito crédito a isso”, ressalta. "Além de prestigiarmos essas pessoas que fizeram e fazem algo pela cidade através dessas honrarias, o trabalho do vereador não está restrito a isso."


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Em 2023, 44% das leis sancionadas vieram do Executivo
O ano foi marcado pela discussão da segurança nas escolas, leis complementares ao Plano Diretor e regularização fundiária
Imagem
UEL divulga calendário acadêmico do ano letivo de 2024
O calendário acadêmico do ano letivo de 2024 da Uel. As aulas iniciam em 17 de junho para todos os os estudantes dos 53 cursos de graduação da UEL incluindo os recém-aprovados no Vestibular 2024
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade