Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paranaense entre eles

Câmara homenageia deputados cassados em 1964

Agência Câmara
10 abr 2014 às 11:41

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ato público na Câmara dos Deputados homenageia nesta quinta 41 deputados federais cassados por atos assinados em 10 de abril de 1964 pelo comando da recém-instalada ditadura civil-militar.

O único paranaense presente na lista é Moyses Lupion.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O evento promovido pela Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, integrada à Comissão de Direitos Humanos e Minorias, será realizado às 11 horas, no Hall da Taquigrafia, no anexo 2. Durante o ato, serão exibidas silhuetas em tamanho real dos parlamentares cassados há 50 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

Imagem de destaque
Inelegível

Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026

Imagem de destaque
Na Assembleia Legislativa

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia


A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) lembrou que "com a cassação dos mandatos o regime militar perpetrou uma violência não somente contra o Parlamento, mas também contra o povo que elegeu esses representantes".

Publicidade


O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Assis do Couto (PT-PR), ao citar a importância da data, avaliou que "os primeiros atos depois do golpe trataram de cassar mandatos de representação popular, e isso não ocorreu por acaso".


Cassações
O Ato nº 2 do Comando Supremo da Revolução cassou os mandatos de 36 deputados, enquanto o Ato nº 1 cassou os direitos políticos de outros cinco, totalizando 41 deputados federais cujas representações populares foram usurpadas em 10 de abril de 1964. Durante a ditadura civil-militar, 173 mandatos de deputados federais foram cassados por instrumentos arbitrários.

A homenagem aos deputados federais atingidos pelos primeiros atos do regime de exceção se insere nos eventos alusivos ao Ano Nacional da Memória, Verdade e Justiça, proclamado em ato assinado pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo