A Câmara Municipal de Londrina deve votar nesta terça-feira (19), o projeto de lei 09/2012, que torna obrigatória a sinalização de radares fixos e móveis na cidade de Londrina. De acordo com o autor do projeto, vereador José Roque Neto (PR), o objetivo da lei é educar os motoristas e evitar uma indústria da multa na cidade.
"O objetivo é educar as pessoas, educar o cidadão para que ele tenha mais atenção, reduza a velocidade no trânsito e pare de pagar multas. Também ajudaria a combater uma possível indústria de multas", explicou Roque em entrevista ao Bonde.
O projeto chegou a ser retirado de pauta no começo do mês para uma alteração no texto. Inicialmente a lei propunha que as placas fossem instaladas a 100 metros do radar, agora, a proposta é de que a indicação de radares fique a uma distância mínima de 500 metros. "Houve essa proposta do vereador Sebastião dos Metalúgicos e nós acatamos. Fizemos uma emenda no texto e agora a distância mínima proposta é de 500 metros, assim fica mais fácil para o motorista visualizar o radar e diminuir a velocidade", disse o vereador.
Leia mais:
Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades
Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
De acordo com o vereador uma consulta foi enviada para a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), sobre a aplicação do projeto de lei, porém, a companhia não se manifestou sobre o assunto.
Na última segunda-feira (18), foi divulgado um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná, que indicou que somente no primeiro trimestre de 2012 mais de 44 mil motoristas foram multados em Londrina. A média é de 491 multas por dia na cidade.