Cinco dos 30 deputados da bancada do Paraná na Câmara Federal tiveram desconto no salário de maio porque não justificaram a falta nas sessões durante o feriado de Tiradentes. Nos dias 19 e 20 de abril, a Câmara realizou sessões com o objetivo de desafogar a pauta, trancada na época por medidas provisórias.
Pelas regras da Câmara, o parlamentar que não justificar a ausência tem o dia descontado. O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), foi incisivo ao fazer valer o Regimento.
Ele avisou que o corte serviria como punição aos deputados pelo descumprimento ao acordo para desobstruir a pauta. É que o acúmulo de medidas provisórias impede o plenário de votar outros projetos, conforme as regras da Casa.
Leia mais:
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Os deputados Abelardo Lupion (PFL), Chico da Princesa (PL), Oliveira Filho (PL), Paulo Bernardo (PT) e Cezar Silvestri (PPS) não apresentaram justificativa, conforme os dados obtidos pela Folha junto à Câmara Federal. Paulo Bernardo participou da sessão do dia 20, faltou apenas no dia 19, conforme o registro da Câmara.
Leia a matéria completa na edição desta quinta da Folha de Londrina