A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta terça-feira (16), em regime de urgência, a formação de uma Comissão Especial de Acompanhamento da Recuperação das Estradas e Pontes dos Distritos. O objetivo é acompanhar as obras frente aos prejuízos causados pelas chuvas em janeiro.
O grupo, que desenvolverá atividades por 180 dias, será presidido pelo vereador Gaúcho Tamarrado (PDT) e terá Jamil Janene (PP) como relator e Péricles Deliberador (PMN) como membro.
Nos próximos meses, além de cobrar o repasse de recursos dos governos Estadual e Federal, os três vereadores irão acompanhar o trabalho de recuperação das estradas e pontes danificadas. Em todo o Município, os prejuízos causados pelo excesso de chuvas foram estimados em R$ 94 milhões. "Vamos começar os trabalhos reivindicando informações à Prefeitura sobre os locais mais prejudicados e, a partir daí, relacionar as prioridades, tendo em vista a necessidade de locomoção de crianças em idade escolar e de escoamento da safra de verão", explicou Gaúcho Tamarrado. O próximo passo, segundo o vereador, é reunir-se com o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) para analisar quais providências foram adotadas.
Leia mais:
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Desde 11 de janeiro, quando várias vias de acesso aos distritos foram destruídas ou parcialmente interditadas, os vereadores acompanham de perto a situação. No dia 15 de janeiro o vereador Gaúcho Tamarrado reuniu na sala de sessões da Câmara lideranças e produtores rurais para discutir o problema. Na ocasião, muitas famílias encontravam-se sem assistência médica e sem condições de locomoverem-se para o trabalho.
Até hoje, de acordo com o vereador, alguns pontos continuam em situação crítica. Entre eles, Tamarrado destaca a Ponte da Marrequinha, no Distrito de Paiquerê; o Bueiro da Cachoeirinha, no Distrito de Lerroville; e o Aterro do Distrito de Guaravera, localizado na Estrada das Chácaras.