Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Controle Social

Conferência sobre Transparência reúne 600 pessoas

Agência Estadual de Notícias
13 mar 2012 às 11:36

Compartilhar notícia

Luiz Augusto Fraga Filho, representante do ministério da controladoria geral da união, fala na abertura da conferência. - Osvaldo Ribeiro / AENotícias
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aproximadamente 600 pessoas participam, em Curitiba, da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O encontro foi aberto na noite de segunda-feira (12) e prossegue até quarta, no Centro de Convenções de Curitiba. Os 540 delegados eleitos nas fases regionais da conferência vão definir as propostas que o Paraná levará para a conferência nacional, prevista para maio, em Brasília. A etapa estadual também escolherá os delegados que representarão o Estado.

Nesta etapa serão discutidas as sugestões geradas nas 17 conferências anteriores, que foram promovidas pela secretaria estadual de Controle Interno e Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde outubro de 2011. "O trabalho é destinado a aproximar a população da gestão pública", explica o secretário de Controle Interno, Mauro Munhoz. Segundo ele, a participação popular vai estimular os gestores a aumentar a transparência de seus atos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Munhoz adiantou que uma das propostas que devem sair da conferência é a criação do Conselho Estadual de Transparência e Controle Interno. A sugestão deverá ser encaminhada para o governador Beto Richa. Para Munhoz, o órgão poderia estabelecer uma nova agenda de mobilização social. "A cultura da participação não está enraizada na nossa sociedade e precisamos de mecanismo para incentivar as pessoas a participar das novas formas de fiscalizar o poder público destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica

Imagem de destaque
Fechada desde setembro de 2023

Câmara recebe sede oficial reformada no dia do aniversário de Londrina

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia


O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Guimarães, afirmou que o crescimento da participação popular na fiscalização dos atos públicos vai exigir que os órgãos de controle adotem linguagens mais claras e acessíveis. "É evidente que está nascendo um novo conceito de cidadania", declarou ele na abertura da Conferência.

Publicidade


PROPOSTAS – Os conferencias paranaenses vão avaliar 360 propostas e escolher 20 para a fase nacional. As melhores propostas de todos os Estados vão subsidiar a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, gerar projetos de lei para incrementar o controle público e embasar políticas públicas. "O combate à corrupção é o que mais as pessoas querem. Elas pedem leis rígidas e penalidades severas", informa Mauro Munhoz.


Cerca de 30 entidades fazem parte da comissão organizadora da Conferência no Paraná. Representantes do poder público, da sociedade civil e conselhos de políticas públicas ancoram as discussões em quatro grandes temas: transparência, engajamento da sociedade, combate à corrupção e atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle.


De acordo com Mauro Munhoz, é possível, ainda, que cidadãos ou grupos sociais enviem sugestões diretamente aos organizadores da etapa nacional. "É importante que a sociedade tenha consciência de que tem o direito e o dever de acompanhar a aplicação dos recursos públicos", afirmou.

A abertura da conferência contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni, dos secretários de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, e da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo