A análise de dois relatórios irá movimentar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara esta semana. Nesta terça-feira (14), o parecer do deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS) no processo contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) será discutido e votado. Na quinta-feira (16), o deputado Edmar Moreira (PFL-MG) fará a leitura de seu relatório no processo contra o deputado José Mentor (PT-SP).
A votação do relatório do processo contra João Paulo Cunha estava marcada para a semana passada, mas, por conta de um pedido de vistas da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), teve de ser remarcado. O deputado sacou R$ 50 mil das contas do empresário Marcos Valério no Banco Rural. Em sua defesa, João Paulo afirmou que o dinheiro foi usado para pagar pesquisas de opinião em Osasco, região metropolitana de São Paulo.
José Mentor recebeu R$ 120 mil de Rogério Tolentino, sócio de Marcos Valério. Em depoimento no Conselho de Ética, Mentor disse que dinheiro correspondeu ao pagamento por serviços prestados pelo escritório de advocacia de Mentor à Tolentino. Caso não haja pedido de vistas, o relatório deve ser votado ainda na quinta-feira.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Depois da votação no Conselho, o parecer segue para plenário, que decide se o mandato será cassado ou não. Para haver perda de mandato, é necessário que 257 dos 513 deputados votem a favor da punição.
Informações da ABr