O governador do Paraná, Jaime Lerner (PFL), recebeu a pior avaliação em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em dez Estados brasileiros entre os dias 9 e 11 de dezembro. Lerner recebeu nota média de 5,1. A pesquisa foi publicada na edição desta segunda-feira do jornal "Folha de S. Paulo".
Segundo o Datafolha, o governo Lerner foi considerado ruim ou péssimo por 36% dos entrevistados. É a maior rejeição entre os dez governadores avaliados. A carioca Benedita da Silva (PT), que teve a mesma nota média de Lerner, fez um governo ruim ou péssimo para 35% dos pesquisados.
Por causa da alta reprovação, Lerner tem o pior Índice de Popularidade entre os dez governadores pesquisados - 91. O Índice é um critério de desempate criado pelo Datafolha a partir da aprovação e da reprovação do pesquisado.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
O governo Lerner foi considerado regular por 34% dos entrevistados; 28% disseram que a gestão do pefelista foi boa ou ótima.
Apesar de amargar a lanterna entre os avaliados, Lerner melhorou seu desempenho em relação ao último levantamento do Datafolha, em dezembro do ano passado. Na época, ele recebeu nota média de 4,8, empatando na última colocação com o gaúcho Olívio Dutra (PT). Na pesquisa de 2002, Dutra está na antepenúltima colocação, com nota média de 5,2.
O governador mais bem avaliado do País, segundo o Datafolha, é Jarbas Vasconcelos (PMDB), de Pernambuco. Ele recebeu nota média de 7,2. Em seguida, está Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, com nota média de 7,1.
Veja o ranking dos governadores elaborado pelo Datafolha:
1 - Jarbas Vasconcelos (PE/PMDB) - 7,2
2 - Geraldo Alckmin (SP/PSDB) - 7,1
3 - Esperidião Amin (SC/PPB) - 6,7
4 - Beni Veras (CE/PSDB) - 6,1
5 - Otto Alencar (BA/PL) - 5,9
6 - Itamar Franco (MG/sem partido) - 5,6
7 - Joaquim Roriz (DF/PMDB) - 5,6
8 - Olívio Dutra (RS/PT) - 5,2
9 - Benedita da Silva (RJ/PT) - 5,1
10 - Jaime Lerner (PR/PFL) - 5,1