Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda!

Deputado do PDT propõe lei do desarmamento do Estado do Paraná

Reportagem Local
17 nov 2023 às 10:45
- Valdir Amaral/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado estadual Goura (PDT) protocolou nesta semana o Projeto de Lei N.º 926/2023 que propõe a Lei do desarmamento do Estado do Paraná. 


A proposta incentiva o desarmamento da população civil e proíbe a fabricação e o comércio de produtos similares a armas de fogo e a participação de menores em atividades, cursos, eventos, competições, esportes e publicidades com armas de fogo, munições ou explosivos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Facilitar o acesso a armas é um erro grave por várias razões: primeiro, porque, como estudos científicos provam, mais armas significam mais mortes, e não o contrário; segundo, porque é uma forma de o poder público entregar o cidadão à sua própria sorte, em vez de garantir segurança pública, como é obrigação do Estado e, terceiro, porque a maioria da população é contra”, afirmou o autor do projeto, que integra a bancada de oposição a Ratinho Jr. (PSD) na Assembleia Legislativa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tentativa de golpe

Militares da ativa escreveram carta para pressionar Exército a participar de golpe, diz PF

Imagem de destaque
Reajuste de 3,82%

Salário dos próximos vereadores em Londrina deve chegar a R$ 15,6 mil

Imagem de destaque
Indicado por Lula

Flávio Dino toma posse como ministro do STF nesta quinta-feira

Imagem de destaque
'não é um político tradicional'

Haddad afirma que fala de Lula sobre Gaza foi grito de socorro


Goura citou dados da pesquisa Datafolha de maio de 2022 que apontam que 72% da população discorda que a sociedade seria mais segura se as pessoas andassem armadas e 71% discordam que é preciso facilitar o acesso das pessoas às armas. 

Publicidade


Além disso, 69% dos entrevistados não concordam com a afirmação: “o povo armando jamais será escravizado”.


O QUE PROPÕE A LEI

Publicidade


O projeto apresentado propõe incentivo ao desarmamento da população civil, com campanhas permanentes contra o porte de arma de fogo e incentivos ao recolhimento do armamento para destruição ou reaproveitamento pelas suas forças de segurança.


Publicidade

Além disso, proíbe a fabricação e o comércio de produtos que imitem o visual de armas de fogo, ainda que para prática esportiva, exceto se produzidos em cores e materiais que impossibilitem a confusão com armamento real.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Deputado propõe lei do desarmamento do Estado do Paraná
Entre outros pontos, projeto protocolado por Goura (PDT) na AL proíbe fabricação e comércio de produtos similares a armas de fogo
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade