Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Conselho de Ética

Deputados deixam Plenário em protesto à anulação da reunião sobre Cunha

Agência Câmara
19 nov 2015 às 14:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vários deputados saíram do Plenário e estão se dirigindo à sala do Conselho de Ética para que seja retomada a reunião marcada para a leitura do relatório do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) ao processo contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha. A reunião foi anulada pelo deputado Felipe Bornier, no exercício da Presidência. Em protesto, outros parlamentares ficaram de costas no Plenário.

Sobre a coincidência do horário da sessão do Plenário e da reunião do Conselho de Ética, Eduardo Cunha já declarou que desde o início do ano sempre houve sessão na quinta-feira pela manhã, a partir de 9 horas, a pedido dos próprios líderes, para que a mesma não ocorra à tarde. "A sessão do Plenário já estava decidida antes de a reunião do Conselho ser combinada", lembrou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) criticou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. "Eu tento dar exemplo de superação, de ética, e o senhor também tem de dar o exemplo e está perdendo a cada dia a legitimidade de presidir. E o que o Bornier fez aqui não se faz", protestou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comum em pequenas cidades

Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais

Imagem de destaque
Plano Diretor

Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep


Cunha reafirmou, entretanto, que as decisões da Presidência sobre interpretações regimentais são sempre feitas à luz do Regimento Interno e disse que não se pronunciaria sobre a decisão referente ao Conselho de Ética. "Questão de ordem que tem implicação em matérias que ora podem ser de interesse da oposição e ora de interesse do governo não pode ser decidida pelo clima politico do momento. O recurso à CCJ foi admitido", explicou.


O presidente, no entanto, foi interrompido várias vezes pelo protesto de deputados contra a anulação da reunião do Conselho de Ética.

O deputado Miro Teixeira (Rede –RJ) disse que houve ordem ilegal. Presidente do Conselho, o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) afirmou que, se os deputados que saírem do Plenário forem ao Conselho de Ética, ele vai reabrir a reunião. "Não quero ser o causador de problemas, fazer com que todos os deputados se dirijam ao Conselho, mas se isto ocorrer, tenho de reabrir e farei. Esta Casa não pode ficar enxovalhada com decisões deste tipo", disse. Ele reafirmou que o Conselho é órgão independente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo