O deputado federal Giacobo, do PR do Paraná, foi eleito presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para esta sessão legislativa, que termina em fevereiro de 2014. O deputado Moreira Mendes (PSD-RO) foi escolhido 1º vice-presidente do colegiado; o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) como 2º vice; e a deputada Luci Choinacki (PT-SC) como 3º vice.
Entre os temas que deverão ser debatidos na comissão ao longo do ano, Giacobo destacou a questão dos produtores de leite brasileiros, que se sentem prejudicados pelos baixos preços do produto importado. Giacobo citou ainda os temas dos quilombolas e da Funai.
O deputado também ressaltou a necessidade de aproveitar a discussão no Congresso em torno da MP dos Portos para trabalhar, em conjunto com a Comissão de Viação e Trasportes para melhorar o escoamento da produção agrícola do País.
Leia mais:
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Já o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) foi eleito presidente da Comissão de Seguridade Social e Família. Como 1º vice-presidente foi eleito o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS); como 2º vice, o deputado Antônio Brito (PTB-BA); e como 3º vice, o deputado Rogério Carvalho (PT-SE).
"O maior desafio da comissão não é apenas aprovar projetos importantes, mas sim pensar em políticas públicas para o setor", disse Dr. Rosinha logo após ser eleito presidente. Segundo ele, entre os temas mais importantes para este ano estão as discussões sobre a indústria farmacêutica e o complexo hospitalar brasileiros, além do financiamento da saúde e da participação da sociedade no Conselho Nacional de Saúde.
Ele destacou que um dos temas mais importante a ser enfrentados pelo colegiado é o das patentes de medicamentos. "A questão da patente de medicamentos é importante porque ela pesa na economia popular e também na balança comercial do País", afirmou.
O novo presidente disse ainda que pretende realizar um seminário no final do ano sobre todos esses que ele elencou como prioritários para a comissão.