Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Situação irregular

Deputados federais estão na lista de CNHs suspensas

Rosiane Correia de Freitas - Folha de Londrina
12 jun 2009 às 19:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A lista de 40 mil condutores cujas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) estão em situação irregular divulgada na última quarta-feira pelo governo do Estado contém nomes de três deputados federais, dois ex-deputados estaduais e um deputado federal já falecido. A relação é composta de nomes de motoristas que estão com a carteira suspensa, mas ainda não entregaram o documento para o Departamento de Trânsito para cumprir a suspensão.

Entre os 30 deputados da bancada do Paraná em Brasília, apresentam a habilitação em situação irregular: Airton Roveda (PR), Hidekazu Takayama (PSC), Abelardo Lupion (DEM). Roveda é o que apresenta maior número de pontos registrados na carteira. São 130 desde 2005, quando o parlamentar recebeu a primeira notificação de suspensão do direito de dirigir.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Takayama tem notificação de suspensão da carteira desde 2001 e 99 pontos registrados. Já Lupion, que está com o documento irregular desde 2005, tem 45 pontos. A carteira do deputado, segundo o sistema de consulta do Detran, está vencida desde março de 2009. A reportagem tentou contatar os parlamentares ontem, mas não teve sucesso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crescimento de 1,54%

Londrina registra 399,7 mil eleitores municipais em 2024

Imagem de destaque
Ano eleitoral

Arquidiocese de Londrina apresenta cartilha com orientações para eleição municipal

Imagem de destaque
Debate inevitável

Cúpula da Câmara quer discutir nova reforma da Previdência em 2025

Imagem de destaque
Pedidos de renúncia

Porta-voz da Casa Branca diz que Biden terminará o mandato


Ainda consta na relação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) o ex-deputado federal Max Rosenmann, falecido em outubro de 2008. Segundo a SESP, eventualmente podem estar na lista nomes de pessoas que já morreram. Em matéria publicada na Agência Estadual de Notícias o órgão orienta os familiares do condutor falecido a entrar com processo no Detran para regularizar a situação.

Publicidade


Já os ex-deputados estaduais Carlos Xavier Simões e Geraldo Cartário Ribeiro também estão na lista da SESP. A situação irregular das carteiras do ex-parlamentares foi divulgada pela FOLHA no último dia 18 de maio. Em entrevista à reportagem na semana passada, Cartário afirmou que teria entregue a carteira ao Detran em setembro. ''Já entreguei e não estou dirigindo'', afirmou.


O parlamentar, no entanto, não teria cumprido ainda a determinação de frequentar o curso de reciclagem de 30 horas, por isso a situação da CNH dele continua irregular. Já Simões, segundo o sistema de consulta do Detran, não entregou a carteira ainda.

Publicidade


A reportagem da FOLHA pesquisou ainda nomes de secretários de Estado e de senadores do Paraná, mas não encontrou registro de nenhum deles na lista de condutores com carteira irregular.


Para consultar a relação é preciso acessar o site www.seguranca.pr.gov.br. É possível fazer a consulta através do primeiro nome, da cidade ou do número da carteira do condutor. Quem estiver com o documento suspenso deve procurar uma unidade do Detran e entregar a carteira para cumprir a suspensão. O motorista também deve frequentar um curso de reciclagem de 30 horas.

Quem estiver com a CNH suspensa e for flagrado dirigindo está sujeito a multa e a cassação da carteira. Desde o último dia 27 de maio o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, também determinou que quem se recusar a entregar o documento seja preso por desobediência, crime previsto no código penal cuja pena é de 15 dias a seis meses de detenção e multa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade