Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleições 2014

Dilma Rousseff diz que propor fim do Mercosul é 'tiro no pé'

Agência Estado
08 set 2014 às 21:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A presidente Dilma Rousseff aproveitou entrevista coletiva no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (8) se diferenciar de seus dois principais adversários na corrida eleitoral, a ex-ministra Marina Silva (PSB) e o senador Aécio Neves (PSDB), na área de política externa. Dilma fez uma defesa da importância do Mercosul - formado por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela - e disse que propor o fim do bloco "é um tiro no pé".

A presidente afirmou que 80% das exportações brasileiras para a América Latina são de produtos manufaturados e que a Argentina, maior país do Mercosul depois do Brasil, também é um importante mercado para bens com valor agregado produzidos no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


As plataformas de Marina e de Aécio defendem mudanças no bloco e pregam que o Brasil invista mais em negociações com outros países. "O Mercosul é importante, apesar de ter gente achando que é uma questão ideológica", disse a presidente. "Não podemos voltar as costas para a América Latina e só olhar para os Estados Unidos e para a Europa". Ela também destacou que a América Latina criou sistemas eficientes de resolução de crises, citando a deposição do ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, em 2012, que resultou na suspensão do país do Mercosul e sua posterior reincorporação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

A presidente também comentou as negociações para um acordo Mercosul-União Europeia e disse que a bloco sul-americano conseguiu propor um modelo para tirar a proposta do papel. Foram problemas em países europeus, disse Dilma, que impediram as negociações de evoluírem. "A eleição para o Parlamento Europeu evidenciou problemas sérios", disse. "Negociar um acordo de livre comércio com a Europa requer um tempo", concluiu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo