O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas IPESPE divulgou neste domingo (17) a primeira pesquisa oficial para o governo do Paraná neste ano de eleições. O levantamento, que ouviu 1,4 mil paranaenses em 30 cidades, está registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o código 494/2010. A margem de erro é de 2,7%.
Ao contrário do que outras pesquisas vinham mostrando, o senador Álvaro Dias (PSDB) apresenta melhor desempenho em comparação com o também tucano Beto Richa, prefeito de Curitiba.
Em uma eventual disputa com o senador Osmar Dias (PDT), Álvaro venceria por 43% a 27%. No mesmo cenário, Beto Richa também venceria como representante do PSDB, mas com diferença de 12% para o candidato do PDT. O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) atinge o máximo de 8% em um dos cenários da pesquisa. Lygia Pupatto, eventual candidata do PT, aparece com índice máximo de 5% nos cenários, enquanto Melo Viana (PV) tem 2%.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Na pesquisa de rejeição (em quem você não votaria de jeito nenhum), Orlando Pessuti aparece com 23%, seguido pelo ex-prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT) com 19%. Osmar Dias tem a menor rejeição, com 7%.
Na pesquisa para senador, Osmar Dias (PDT) aparece como favorito à reeleição, com índice variando entre 20% e 54%. A outra vaga ficaria com o atual governador, Roberto Requião (PMDB). O ainda presidenciável tem entre 13% e 49% da preferência dos entrevistados.
O levantamento foi feito entre 8 e 12 de janeiro.