O prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi (PFL) terá uma bancada de apoio ainda maior na Câmara Municipal após as eleições deste ano. Apesar de seis vereadores da oposição terem sido eleitos deputados, apenas quatro suplentes de partidos que se opõem ao prefeito assumirão uma vaga na Câmara até 2004. Assim 25 dos 35 parlamentares apóiam Cassio na Casa agora.
A mudança ocorre porque Arlete Caramês (PPS) e Alexandre Curi (PMDB) mudaram de partido durante o mandato. Pela lei, os suplentes são escolhidos dentre a coligação a que os parlamentares pertenciam na eleição de 2000, que apoiava Cassio. Assim, José Roberto Sandoval (PFL) e Luiz Felipe Braga Cortes (PFL) assumem a vaga deixada pela ex-dupla oposicionista.
Dois ex-vereadores retornam também à Câmara para formar a bancada de apoio a Cassio. Carlos Bortoleto (PFL) e Nely Almeida (PSC) assumem as vagas de Mauro Moraes (PSC) e Aílton Araújo (PSC), que se elegeram deputados estaduais.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Já na bancada do PT a troca de parlamentares foi de dois terços. Quatro dos seis vereadores petistas foram eleitos para a Câmara Federal ou Assembléia Legislativa: Jorge Samek, Tadeu Veneri, Natálio Stica e Dra. Clair Martins. No lugar dos eleitos assumem Paulo Lamarca (PT), Roseli Isidoro (PT), Newton Brandão (PT) e Ricardo Gomyde (PCdoB).