Com o objetivo de visualizar informações sobre candidatos a prefeito e vereador de forma mais fácil e prática, o mestre em ciência da computação Humberto Ferreira da Luz Junior criou um site que filtra e ordena os candidatos de todas as cidades do Brasil por nome, partido, coligação, grau de instrução, ocupação, situação, soma e lista de bens e propostas.
O site (http://candidatos2016.info/) foi criado em aproximadamente uma semana, após Humberto ter sentido necessidade de pesquisar e investigar melhor a situação de cada candidato, há cerca de três semanas. "Sou eleitor em Londrina desde 2014 e eu estava frustrado com a dificuldade de escolher um candidato a vereador entre centenas de opções e com uma propaganda política que se resume a dizer o nome, o número e uma frase de efeito", apresenta.
"Primeiramente, visitei o site do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para pesquisar sobre os candidatos, mas vi que não tinha nenhuma forma de filtrar, com exceção do nome. Acabei descobrindo o repositório de dados eleitorais do TSE, baixei os dados e na semana seguinte comecei a desenvolver o site", afirma.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Além disso, o cientista da computação disse que conhecia pouquíssimos candidatos e há muitas opções. Em Londrina, por exemplo, são 349 candidatos a vereador e oito a prefeito. "Eu queria investigar cada um para tomar uma decisão, mas era virtualmente impossível fazer isso com tantos candidatos. O foco do site é fazer com que você reduza a quantidade de opções de acordo com alguns critérios e tenha a opção de entrar em contato com eles, caso desejar. Estou na fase final para a escolha do meu candidato", explica.
É possível pesquisar no site informações sobre candidatos, gráficos estatísticos de todas as cidades e até exportar os e-mails de cada um. A ferramenta funciona de forma simples e prática. Além disso, ao lado das informações de cada candidato há um botão que redireciona à página do candidato no site do TSE.
Em relação aos gráficos estatísticos, você pode ter acesso ao número de candidatos, candidatos por partido, instrução, estado civil, sexo, cor/raça, situação e ocupação. Veja um exemplo:
O desenvolvedor do site, antes de ter a intenção de tornar o site público, chegou a enviar e-mails aos candidatos a vereador de Londrina, com quatro perguntas:
O que faz um vereador?
Por que decidiu se candidatar?
Qual será o principal foco de seu trabalho, caso eleito?
Quais as suas experiências e habilidades que acreditam ser úteis no cargo de vereador?
Os e-mails foram enviados nos dias 7 e 8 de setembro. Quarenta e quatro candidatos responderam às perguntas, 277 não responderam e 28 endereços apresentaram erros de envio. Um dos candidatos respondeu ao e-mail, no entanto, não às perguntas. Pediu que o contato fosse realizado por telefone. As respostas foram mantidas em sigilo.
O cientista da computação acredita que se você tem uma empresa, por exemplo, você geralmente vai se esforçar para contratar a melhor pessoa para o trabalho. "Então, por que quando vamos escolher um candidato, acabamos escolhendo 'qualquer um'?", questiona.