Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Paraná

Filho de Zé Dirceu é multado por fazer campanha pró-Dilma

Redação Bonde
11 ago 2010 às 16:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impôs o pagamento de multa no valor de R$ 5 mil ao secretário de Relações Institucionais do PT no Paraná, José Carlos Becker de Oliveira e Silva, por propaganda eleitoral realizada antes do prazo previsto na Lei 9.504/97. O ministro acolheu os argumentos do Ministério Público Eleitoral (MPE) em representação ajuizada contra o secretário petista.

Ex-prefeito do município de Cruzeiro do Oeste (PR), Zeca Dirceu, como é conhecido, teria publicado texto em seu blog na internet caracterizado como propaganda eleitoral antecipada em favor de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República. O texto foi publicado no dia 3 de junho passado, enquanto que o prazo legal para a realização de propaganda eleitoral se inicia em 6 de julho do ano da eleição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A defesa de Zeca Dirceu alegou que o texto era informativo e que "esse meio eletrônico virtual [internet] não permite a permanência do conteúdo divulgado na página inicial por muito tempo". Argumentou ainda que "somente aqueles que quiseram, por livre e espontânea vontade e por conhecerem o endereço eletrônico, acessar o blog no próprio dia 03 de junho é que poderiam ter a possibilidade de conhecer, com maior facilidade, o conteúdo integral do texto".

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


Ao julgar a representação, o ministro Joelson Dias lembrou que mesmo que o acesso a blog dependa mesmo de ato de vontade do próprio interessado, a legislação de regência não distinguiu entre a realização de propaganda eleitoral antecipada por intermédio da Internet e a sua "veiculação através dos outros meios de comunicação de massa que levam qualquer informação ao conhecimento geral".

O ministro lembrou também que "a Corte já decidiu que "caracteriza propaganda extemporânea a manutenção de página na Internet que contenha pedido de votos, menção a número de candidato ou ao de seu partido ou qualquer referência à eleição." (com site do TSE)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo