Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórum da Copel fará vigília na Assembléia

Maria Duarte - Folha do Paraná
03 jul 2001 às 11:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Fórum Popular Contra a Venda da Copel programa uma vigília em frente à Assembléia Legislativa, a partir de agosto. O objetivo é pressionar os deputados a votar favoravelmente ao projeto de iniciativa popular que revoga a autorização dada ao Executivo, em 1998, para vender a estatal de energia. O Legislativo recebeu o projeto no dia 11 de junho, com 120,9 mil assinaturas - o dobro do necessário. A matéria está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A intenção é manter uma concentração permanente desde o início dos trabalhos (1º de agosto) até a votação do projeto. A organização do Fórum, que conta com mais de 300 entidades e câmaras municipais, espera manter uma média de 300 a 400 pessoas durante a vigília. Um dos coordenadores do Fórum, Esmael Morais, explica que um grupo de entidades ficará encarregada de organizar a vigília em cada região do Estado, trazendo manifestantes a Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O governo planeja a venda da estatal para outubro ou novembro, sob a alegação de que os recursos são necessários para estancar o déficit previdenciário, de R$ 100 milhões mensais, além da perda de competitividade da empresa. A venda da Copel, considerada o principal projeto do governador Jaime Lerner (PFL), tornou-se a maior bandeira da bancada de oposição - que sustenta que o objetivo é cobrir rombos de caixa. Os oposicionistas trabalham contra o relógio para conseguir 28 votos necessários para aprovar a matéria. Em tese, somam 24. O líder do governo, Durval Amaral (PFL), acredita ter 31 votos na base de sustentação, que sofreu dez baixas este ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

O Fórum mantém ainda a agenda durante o recesso do Legislativo. Os organizadores garantem que as vigílias nas bases eleitorais dos deputados favoráveis à privatização - realizadas em frente às casas dos parlamentares - vão continuar. Na segunda quinzena deste mês, o Fórum fará uma caravana de dirigentes sindicais às bases eleitorais dos parlamentares favoráveis à venda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo