Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na Câmara de Curitiba

Frente parlamentar vai combater crack e outras drogas

Redação Bonde com CMC
19 fev 2013 às 10:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em votação única, na sessão desta segunda-feira (18), a criação da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas. O requerimento teve a adesão de 27 dos 38 vereadores. Para início dos trabalhos, será realizada reunião, ainda nesta semana, na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

"O esporte e a cultura são as grandes armas contra as drogas", defende o vereador Valdemir Soares (PRB). Segundo ele, deve-se otimizar o calendário de eventos de Curitiba, como maratonas e a Marcha Para Jesus, para desenvolver ações de prevenção à dependência química. O parlamentar havia retirado proposição de sua autoria para instituir o grupo de trabalho. Sua proposta deu origem, na sessão do último dia 6, a intenso debate, que motivou a retirada do requerimento para aprimoração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por sugestão do líder do PSC, Mestre Pop, foram incluídas as outras drogas no nome da Frente Parlamentar. Ele também salientou a importância da qualificação de profissionais e voluntários que atuam no combate e prevenção ao uso das drogas. O líder do PPS, Helio Wirbiski, afirmou que o crack deve ser tratado como "problema de saúde pública". Já Zé Maria (PPS) considera essencial o período integral nas escolas, com atividades de pré-profissionalização, culturais e esportivas, que ofertem "bagagem para o jovem enfrentar a vida".

Leia mais:

Imagem de destaque
Comum em pequenas cidades

Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais

Imagem de destaque
Plano Diretor

Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep


Noemia Rocha (PMDB), corregedora do Legislativo e líder da oposição, pediu o engajamento de todos os vereadores na luta contra o crack e outras drogas. Ela disse que há uma "dormência" do poder público, enquanto outros locais adotam, por exemplo, o internamento compulsório do dependente. A parlamentar ainda apontou uma "falha muito grande na estruturação da família". Já Cristiano Santos (PV) cobrou "atenção especial" às usuárias, que "muitas vezes partem para a prostituição".

Atuação - A proposta da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas é estabelecer a interlocução com os demais setores do governo e da sociedade civil, em todas as esferas, para a formulação de políticas públicas dirigidas ao combate às substâncias ilícitas, em especial o crack. A ideia é levar o debate para as comissões permanentes da Casa e promover atividades como campanhas, debates, reuniões, seminários, audiências e fóruns regionais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo