Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Governo reassume controle administrativo da Petrobrás

03 jan 2003 às 10:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A composição do novo conselho de administração da Petrobras, anunciada ontem, não deixa dúvidas de que a definição da política estratégica da estatal será ditada diretamente pelos principais integrantes do governo Lula. O conselho, que decidirá os rumos da maior empresa brasileira, terá entre seus sete membros os dois principais assessores do presidente - os ministros da Fazenda, Antônio Palocci, e da Casa Civil, José Dirceu -, além da ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, e do senador petista José Eduardo Dutra, que assumirá hoje a presidência da companhia.

A eles caberá a palavra final sobre a administração de um orçamento que, somente este ano, somará US$ 6 bilhões. O novo conselho conta ainda, na cota da União, com o general Gleuber Vieira, chefe das Forças Armadas. Os acionistas minoritários ficaram com apenas duas cadeiras: uma ocupada por Jorge Gerdau Johanpetter, representando os preferencialistas (detentores de ações sem direito a voto); e outra ocupada por Fábio Barbosa, presidente do banco ABN Amro, um dos nomes que estiveram cotados para assumir o Banco Central antes da escolha de Henrique Meirelles. Barbosa representa as ações ordinárias, ou seja, com direito a voto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A data da assembléia de ontem foi marcada no mês passado pelo presidente Francisco Gros, que entrega o cargo hoje. Devido à urgência para a composição do conselho até o primeiro dia útil de sua gestão, o governo optou por deixar duas cadeiras vagas, que eram ocupadas por representantes dos minoritários. Segundo o atual diretor financeiro, João Nogueira Batista, os novos conselheiros podem ser indicados na próxima assembléia, no dia 27 de março.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta sexta-feira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo