O líder do governo na Assembléia, Valdir Rossoni (PTB), promete fazer frente às investidas dos deputados de oposição que querem implantar CPIs para investigar os Jogos Mundiais da Natureza e a implantação do pedágio nas rodovias paranaenses.
Rossoni advertiu os oposicionistas que a base política que dá sustentação ao governador Jaime Lerner na Assembléia pode estender as cinco comissões que já estão em funcionamento - do Narcotráfico, do Supermercados, dos Medicamentos, Roubo de Cargas e dos Combustíveis. Pelo Regimento Interno, só podem funcionar ao mesmo tempo cinco CPIs.
A oposição, entretanto, já tem um argumento. Das CPIs em funcionamento, pelo menos uma, a do Narcotráfico, está com seu prazo de validade estourado. O mesmo Regimento Interno que limita o número de comissões, permite apenas duas prorrogações.
Leia mais:
Cumprimento entre Lula e Milei viraliza nas redes sociais
Insulto de Janja contra Musk vira munição para bolsonarismo e dor de cabeça para diplomatas no G20
Casa de autor de atentado em Brasília é incendiada em SC; ex-companheira é a suspeita
TCE barra programa de terceirização das escolas de Ratinho Junior
"Não temos medo das CPIs. Mas não seremos pautados por nenhum partido político. Primeiro vamos concluir as que estão em andamento", avisou Valdir Rossoni, que não esconde a sua intenção em postergar o processo. O líder do governo disse que não pretende atropelar as comissões atuais.
Temendo a viabilidade dos requerimento criando as CPIs - no final de semana o PSDB deliberou que vai apoiar unido as investigações -, Rossoni começou a se articular. Em conjunto com os deputados aliados, ele conseguiu através de uma manobra esvaziar a sessão, exatamente no momento em que o líder da bancada de oposição, Orlando Pessuti (PMDB), solicitava a votação da proposta do pedágio e mais outros sete requerimentos contra o governo, e que estavam engavetados na Assembléia.
Para esta terça-feira, os líderes da oposição prometem um contra-ataque. Eles se reúnem junto com o PSDB buscando instaurar as CPIs do pedágio e dos Jogos Mundiais da Natureza. Nem que as mesmas tenham que esperar numa fila para serem instaladas.
"As lideranças do PSDB já admitiram que os deputados do partido vão assinar os requerimentos das duas CPIs. Vamos colocá-los na pauta de votação de amanhã", disse Pessuti. No entanto, ele mesmo admite que a reunião dos deputados governistas com o secretário da Casa Civil, Alceni Guerra, poderia afetar o processo. Das 17 assinaturas para abertura da CPI do pedágio, três delas - dos parlamentares Edson Praczyck (PL), Moysés Leônidas (PDT) e Neivo Beraldin (PSDB) - são da base governista.