O tráfico de animais silvestres usando a rede social Orkut como ponto de comercialização e os Correios para envio do "produto". Esse foi o esquema descoberto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que prendeu Rafael Denne Gomes de Medeiros, de 22 anos.
O jovem fazia toda negociação dos animais a partir da cidade de Currais Novos, distante 180 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. As investigações feitas pelo Ibama apontaram que o Orkut era usado tanto para oferecer animais já capturados como para "receber encomendas".
Durante as investigações, os fiscais do órgão chegaram a interceptar duas remessas com 18 animais, sendo sete iguanas, dois sapos, duas cobras e sete lagartos, que estavam sendo enviados pelos Correios para diferentes destinatários.
Leia mais:
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Na casa de Rafael Denne, onde o jovem morava com os pais, foram encontrados animais exóticos, e até mesmo uma tartaruga tigre d''água. O rapaz também criava jiboias, jabutis e macacos. No primeiro depoimento, ele afirmou que todos os bichos "são de estimação". Os fiscais do Ibama investigam se há relação desse tráfico de animais com redes de biopirataria.