O vereador Jairo Tamura (PSB) vai presidir a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Guarda Municipal, instalada nesta semana. A decisão saiu depois de um encontro durante a tarde desta quinta-feira (25). Lenir de Assis (PT) será a relatora e Tito Valle (PMDB), membro.
A CEI foi aberta para investigar irregularidades na contratação da empresa Delmondes & Dias para treinar os guardas municipais. A contratada recebeu R$ 303 mil. Entre as disciplinas havia curso de tiro, que não foi ministrado. Auditoria feita pela Controladoria Pública revelou que a empresa sul-matogrossense recebeu R$ 39 mil por 66 horas do curso.
Para Tamura, essa questão precisa ser melhor esclarecida, assim como o pagamento dessa fatura (a empresa alega que não recebeu pelo serviço). "A própria auditoria não conseguiu se aprofundar em alguns itens. São fatos que temos que levantar", disse.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Os membros da comissão vão se reunir na tarde desta sexta para traçar os rumos a serem tomados. Tamura quer a participação de entidades civis organizadas na investigação. "Orgãos técnicos como a OAB e o Observatório Social, mas sobre isso tenho que conversar com os outros membros", afirmou. Ele levantou a possibilidade dos trabalhos não serem interrompidos no recesso parlamentar.