Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Secretaria Geral

Justiça derruba decisão que anulava nomeação de Moreira Franco

Felipe Pontes – Agência Brasil
09 fev 2017 às 13:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou na manhã desta quinta-feira (9) que conseguiu reverter na Justiça a decisão judicial que tornava sem efeito a nomeação do ministro Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência da República.

O desembargador Hilton Queiroz, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), atendeu ao recurso da AGU para derrubar a liminar. Segundo ele, a liminar que suspendia a nomeação de Moreira Franco interfere de maneira "absolutamente sensível na separação de Poderes, usurpando competência legitimamente concedida ao Poder Executivo".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A decisão liminar – de caráter provisório – foi expedida nesta quarta-feira (8) pelo juiz Eduardo da Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal em Brasília, em atendimento a uma ação popular apresentada por três cidadãos.

Leia mais:

Imagem de destaque
4 a 1

Julgamento do STF mantém trama golpista na turma; Fux é vencido ao defender caso no plenário

Imagem de destaque
Maioria decidia por condenação

Deputada Carla Zambelli agradece ministro Kassio Nunes pela suspensão de seu julgamento no STF

Imagem de destaque
porte ilegal de arma

STF forma maioria para condenar e cassar Carla Zambelli

Imagem de destaque
Reparação histórica

Itaipu assina acordo que prevé aquisição de terras para indígenas no Oeste do Paraná


Na determinação, o magistrado entendeu que a situação de Moreira Franco se a assemelhava ao caso da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil pela ex-presidenta Dilma Rousseff, no ano passado.


Na ocasião, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu a nomeação de Lula por entender que a medida foi tomada para conceder foro privilegiado ao ex-presidente e evitar que ele fosse julgado nas ações da Lava Jato pelo juiz federal Sérgio Moro.

A nomeação de Moreira Franco como ministro também é alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), onde os partidos Rede Sustentabilidade e PSOL, de oposição ao governo, entraram com pedidos de liminar para suspendê-la. As ações foram distribuídas para relatoria do ministro Celso de Mello, que não tem prazo para julgá-las.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo