Em apenas uma entrevista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu repetir duas frases de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. A entrevista foi ao ar no Jornal Nacional, da Radiobrás, na manhã desta segunda-feira.
Quase oito meses após o início de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à conclusão de que "não é difícil" governar o Brasil. "Não é difícil, não. Tem muitos problemas, mas, se tudo estivesse resolvido, eu não teria ganho".
Curiosamente, Fernando Henrique disse frase semelhante em agosto do primeiro ano de seu mandato inaugural, em 1995. Para FHC, era "fácil governar o Brasil" por conta dos "investimentos em proporção crescente".
Leia mais:
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Ainda na entrevista à Radiobrás, Lula fez outra declaração semelhante a uma de FHC. "Para minha grata surpresa e alegria do povo brasileiro, conseguimos fazer em sete meses uma reforma que, em alguns países do mundo, demorou cinco, oito e até dez anos", referindo-se à aprovação em primeiro turno da emenda previdenciária na Câmara.
Em maio de 1995, FHC fez discurso parecido. "Jamais teria imaginado que, em apenas seis meses, teríamos conseguido aprovar importantes reformas constitucionais com uma ampla maioria parlamentar", disse o então presidente.
O curioso é que, dois anos e meio após o início de seu mandato, Fernando Henrique reavaliou sua posição, ao dizer que a vida política era "cruel".