A primeira participação em debate repercutiu bem para o candidato à reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (10) aponta uma ampliação da vantagem de 10 para 12 pontos percentuais de Lula em relação a Geraldo Alckmin (PSDB).
Lula oscilou de 54% para 56% em relação ao levantamento anterior do instituto, enquanto Alckmin caiu de 46% para 44%. A sondagem, realizada nesta terça-feira, ouviu 2.868 eleitores em 194 municípios de 25 Estados e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 21.972/2006. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo o Terra, levando-se em conta o total de votos declarados, incluindo brancos e nulos, Lula também ampliou em quatro pontos sua vantagem na comparação com o último levantamento do Datafolha, divulgado no dia 6 de outubro. O petista subiu de 50% para 51%, e o tucano caiu de 43% para 40%. Vencerá a eleição, dia 29, o candidato que obtiver mais de 50% dos votos válidos.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
O crescimento de Lula nas pesquisas pode se explicar pela possível debandada dos eleitores de Heloísa Helena (Psol) para o candidato petista. Com 39% da preferência entre aqueles que votaram em Heloísa, Alckmin caiu nove pontos, enquanto Lula ganhou quatro (36%). O restante dos ex-eleitores da candidata se disse indeciso ou declatou que irá votar em branco ou anular o voto.