Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lula vai propor à ONU imposto para combater a fome

Redação - Bonde
17 jan 2004 às 16:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Índia no próximo dia 24 para uma série de encontros com investidores e com o governo local. Da índia, ele vai à Suíça discutir políticas de combate à fome com empresários, o presidente francês Jaques Chirac e o Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan.

Uma das propostas que o presidente apresentará aos dois dirigentes é a criação de uma espécie de "CPMF internacional", o imposto sobre os cheques no Brasil. A medida consiste na taxação das operações financeiras internacionais com o objetivo de custear o programa de combate à fome no mundo. "São coisas que ainda estão sendo debatidas", ressalvou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, há a expectativa de, antes da viagem, ser assinado um acordo comercial entre a Índia e o Mercosul. "Estamos fazendo um esforço diplomático para que se acelerem as negociações e se assine esse acordo, que vem sendo negociado há algum tempo".

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

O que esperar de Kamala Harris como presidente dos EUA em diferentes áreas

Imagem de destaque
Análise

O que esperar de Donald Trump como presidente dos EUA em diferentes áreas

Imagem de destaque
upskirting

Câmara aprova projeto que criminaliza gravar nudez sem consentimento

Imagem de destaque
Lavagem de dinheiro

Saiba mais sobre o julgamento no STF que pode levar Collor à prisão


Segundo Garcia, essa será uma oportunidade de estreitar o relacionamento bilateral com a Índia em alguns domínios econômicos e comerciais e nas áreas científica e tecnológica. A Índia é uma das maiores potências científicas da atualidade em setores importantes para o Brasil, como o de fármacos e as áreas de informática, aeronáutica e espacial.

Publicidade


Na Suíça, o presidente participará de dois encontros, um deles com empresários. O presidente tentará atrair investimentos internacionais para programas como o PPP (parceria pública-privada) e para América do Sul: "O governo brasileiro está fortemente empenhado na consolidação da infra-estrutura sul-americana, elemento decisivo para integração do continente", explica Garcia.


Lula também se encontrará com o presidente francês Jacques Chirac e com o Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan para avançar na discussão de um fundo internacional de combate à fome e inclusão social.

Publicidade


O presidente apresentará aos dois dirigentes a proposta de criação de uma espécie de "CPMF internacional", o imposto sobre os cheques no Brasil. A medida consiste na taxação das operações financeiras internacionais com o objetivo de custear o programa de combate à fome no mundo. "São coisas que ainda estão sendo debatidas", ressalvou.


O assessor da Presidência justificou a ausência de Lula no Fórum Social Mundial 2004 na Índia. Segundo Marco Aurélio, o presidente estabeleceu compromissos com o governo da Índia e não poderia ficar "indefinidamente" naquele país para participar do Fórum e atender a agenda oficial, que coincide com a data nacional indiana. O governo brasileiro indicou então uma comitiva de representantes para participar do Fórum até 21 de janeiro, em Mumbai. A delegação será comandada pelo ministro das cidades, Olívio Dutra.

Bonde, com informações da Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo