Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleição presidencial

Mais de 80 mil votos brasileiros vêm do exterior

Redação Bonde
02 jul 2006 às 14:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de 86 mil brasileiros residentes no exterior votarão na eleição presidencial deste ano. A maioria desses eleitores está concentrada nos Estados Unidos: cerca de 32 mil. Alguns deles, em regiões de conflito, que dificultam sua ida aos locais de votação, como é o caso dos 800 brasileiros que vivem na Palestina. O número foi divulgado pela Zona Eleitoral do Exterior e representa um aumento de 23% com relação aos 70 mil registrados nas eleições de 2002.

De acordo com o titular da Zona Eleitoral, juiz João Luis Fischer Dias, o voto é um direito de todos que tenham nacionalidade brasileira, independente de onde estejam. "Quando migra para o exterior, o brasileiro ainda mantém seus direitos. E um dos direitos sagrados é o direito ao voto. Isso é importante porque essa é uma manifestação de nacionalidade", afirmou Dias, segundo a Agência Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O juiz explica que o voto no exterior não é só um direito, mas também um dever de todo cidadão brasileiro, mesmo daqueles que já morem em outro país há vários anos. Segundo a legislação eleitoral, o brasileiro que não votar nessas eleições terá que se justificar no consulado ou embaixada do local onde ele estiver ou em seu retorno para o Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

Caso contrário, o eleitor no exterior poderá sofrer sanções, assim como o brasileiro que está em território nacional. Uma das penalidades seria enfrentar problemas com o passaporte. Já aqueles que deixarem de votar em três pleitos consecutivos, perdem seus títulos de eleitor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo